sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Paciência com os idosos - lição oriental

Já recebi vários e-mails com essa mensagem, muitas vezes mesmo, e sempre fico emocionada ao ler o texto, mesmo quando o e-mail não tem ilustrações, como o que posto aqui hoje, recebido esta semana.

Fico triste, pensando nos idosos abandonados em asilos, que ficam felizes feito crianças ao receberem visitas e abraços de estranhos.

Meus avós precisam me ver no mínimo duas vezes por dia, senão começam a me ligar, enquanto alguns avós só recebem visitas dos seus netos a cada x meses. Isso quando não morrem neste intervalo de tempo.

Hoje decidi publicá-lo, esperando que alguém o leia e fique tocado com a mensagem e /ou com as imagens, pensando nos pais, avós, tios e bisavós (seus e de outrem) que porventura ainda estejam vivos.

Cuidem deles, tenham paciência! Muitas vezes, tudo o que querem é atenção, alguém para os escutar, enquanto lembram dos seus tempos de criança e da vida complicada que tiveram (naquela época, transporte público, por exemplo, era bem escasso), um "ouvido amigo" para ouvir suas lamentações sobre dores reumáticas da idade e sobre como se sente ignorado pela grande maioria das pessoas, que vive uma vida corrida e egoísta, deixando de lado aqueles que lhes trouxe ao mundo...

Não tratem seus mais velhos como pesos, trastes, ou algo sem serventia. Eles são pessoas! Pessoas mais velhas, com rugas, cansaço, dores, experiência de vida, sabedoria (em alguns casos, eu sei) e alguma rabugice adquirida com o tempo. Mas ainda assim, são pessoas, como você e eu.

Não sei como é o tratamento dispensado aos idosos nos outros países (um outro blog tem um texto sobre o tema, falando sobre os idosos na China e Japão), mas aqui no Brasil o quadro é triste...

Apenas cuidem dos seus. Seus pais, seus avós, seus tios... cuidem da família que tem!



Quando você era bem pequeno...


...eles gastavam horas lhe ensinando a usar talheres nas refeições...


 ...ensinando você a se vestir, amarrar os cadarços dos sapatos, fechar os botões da camisa...


...limpando-o quando você sujava suas fraldas, lhe ensinando a lavar o rosto a se banhar, a pentear seus cabelos...


...lhe ensinando valores humanos...


...por isso...


...quando eles ficarem velhos um dia... e seria bom que todos pudessem chegar até aí (não preciso explicar, não é?)...


...quando eles começarem a ficar mais esquecidos e demorarem a responder...


...não se chateie com eles!


Quando eles começarem a esquecer de fechar botões da camisa, de amarrar cadarços de sapato...


...quando eles começarem a se sujar nas refeições...


...quando as mãos deles começarem a tremer enquanto penteiam cabelo...


...por favor, não os apresse, nem os repreenda... porque você está crescendo aos poucos, enquanto eles estão envelhecendo...


...basta sua presença, sua paciência, sua generosidade, seu carinho e sua retribuição...


...para que os corações deles fiquem aquecidos...


...se um dia eles não conseguirem se equilibrar ou caminhar direito...


...segure firme as mãos deles e os acompanhe bem devagar respeitando o ritmo deles durante a caminhada... pois da mesma forma eles respeitaram o seu ritmo quando lhe ensinaram a andar...


...fique perto deles...assim como...


...eles sempre estiveram presentes em sua vida, sofrendo por você, torcendo por você e vivendo "POR VOCÊ"!


Um comentário:

  1. apesar de sentir que minha mãe precisa mt de mim hoje, quando vejo estas ilustrações, n]ao posso dizer o mesmo sobre ela, ela nunca fez nada por mim, nunca me criou, nunca passou noites em claro por eu ser anemica e cheia de problemas, ela deu esta responsabilidade para outros quando eu tinha 6 meses porque estava mais preocupada com ela mesma, e hoje ela me é uma criança, doente com 68 anos e isso não sai da minha cabeça!

    ResponderExcluir