domingo, 22 de agosto de 2010

MINHAS pimentinhas!! \o/

Eu já postei alguns textículos textos sobre pimentas (meu amor por elas e seus benefícios), mas estou atualmente in love com as pimentinhas que estão brotando em algumas das minhas pimenteiras.

Passei um bom tempo sem as ardidinhas, porque as últimas tentativas não foram muito bem sucedidas. Tive quatro "pés" da pimenta conhecida como pimenta de cheiro (daquelas que ardia até a sola dos pés), que morreram sem aviso prévio. É, seria bem mais fácil se elas tivessem me avisado antes, para haver uma preparação para o fato e eu ainda poderia ter aproveitado para guardar algumas sementes para a posteridade! Mas não, elas simplesmente decidiram "vamos secar e morrer", e assim foi. Lamentável...

Até hoje -já fazem uns 4 anos, isso- não sei onde errei com elas, porque o primeiro pézinho dessa pimenta estava lindo, e pegava sol direto, assim como os pézinhos sucessores...

Pimenta de cheiro (esse nome é bem genérico e vemos várias espécies de "pimentas de cheiro" por aí...):
A minha era da amarela. Linda! E deliciosa...

Depois, surrupiei adquiri um belíssimo exemplar de pimenta dedo de moça num supermercado, do tamanho do meu dedo médio (sou uma lady! hehehe) e separei as sementes para o plantio. A pimenta? Nhac nela, sem dó nem piedade! Deliciosa! ☺

As sementes me renderam cinco mudinhas, que estavam lindas, mas que também murcharam e morreram. Dessa vez eu vacilei bonito: água de mais e sol de menos. Regava as mudas todos os dias e só pra piorar, deixei as mudas na sombra, sem nem um pouquinho de sol direto.

Foi por idiotice ansiedade excessiva, porque eu as queria muuuuuuito e o meu zelo demasiado não foi nada bem-vindo, me impedindo de lembrar que a pimenteira anterior recebia luz solar direta, com regas apenas quando necessário.
Buá, buá, agora não adianta mais chorar.

Atualmente, tenho um vaso de não-sei-quantos-litros-de-capacidade com aproximadamente sete mudas de pimentas variadas. É, eu já sei que não é o ideal, mas sabe quando você vai com muita sede ao pote e esquece de medir as consequências antes de começar a agir? Pois é, eu plantei muitas sementes e fiquei com pena de escolher as "melhores mudinhas" sacrificando as "menos boas".
Pra mim, todas as mudinhas merecem uma chance, até mesmo as chamadas ervas-invasoras, que nascem abundantemente, e sem convite, em canteiros e vasos. Meu abacateiro, por exemplo, divide o vaso com trevinhos.

Foto do abacateiro com os tais trevinhos-ervas-invasoras:

Tenho dó de arrancá-los... estou sentimental demais com essas plantas, viu.
 
 
Dessa vez eu fiz a lição de casa, antes de me arriscar novamente: li e reli trocentos tópicos sobre pimentas, pedi ajuda aos entendidos do fórum Pimentas.org e aprendi a lição: água, só quando necessário; e sol  (moderado) sempre! O pessoal de lá é ótimo! Pacientes, amigáveis, educados, simpáticos, receptivos, entendidos e sempre dispostos a ajudar, não negando seu conhecimento aos novatos atrapalhados, como eu.

Voltando às minhas princesinhas pimentinhas...
As pimentinhas que estão crescendo me parecem do tipo ornamental, mas ainda é cedo para dizer o tipo, embora as fotos ajudem um pouco na identificação, e como eu sou completamente apaixonada por pimentas / pimenteiras, então pra mim tanto faz o tipo das que estão brotando: se é pimenteira, eu adoto!

Se são comestíveis? Sim, são sim, e como eu plantei as sementes, esperando pacientemente pelo crescimento delas, não há perigo, especialmente pelo fato de nunca ter usado nenhum artifício químico para adubação e controle de pragas. Ah, sim, quer saber se pretendo comê-las? Of course I do (é claro!)!! rsrsrsrs ☺

Foto das minhas lindinhas:

Yes, sou mamãe-coruja em relação as minhas plantas! rsrsrsrs

Kisses.

2 comentários:

  1. Fiquei com vontade de brincar disso tb, mas temos tão pouco sol aqui no apartamento! Já matamos um pé de pimenta, tb. Vou pedir uma reunião pimentística com namorido que não come pimenta. ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa, o que não falta é sol.
    Pimentas se dão bem com sol e pouca água e são tranquilas de cultivar.
    Tente cultivar ao menos 1 pézinho, Claudia, numa janela que tenha sol pelo menos um período do dia.
    Boa reunião! rsrsrsrs

    ResponderExcluir