quarta-feira, 21 de julho de 2010

Calda de morangos

Para uma calda de morangos normal, o básico: Água, morangos, açúcar e limão. Pelo menos era o que deveria ser, né?

Mas não era bem o que eu tinha em mente... Eu nunca faço nada assim tão normal...

Todavia, em caso de dúvidas, é só seguir algumas das várias receitas já existentes, como esta.

Não tenho o hábito de seguir receitas, por isso ainda surgem algumas aberrações* na minha cozinha. rsrsrs

Mas para a minha calda de morangos -que foi bem confusa de fazer, por sinal- usei mais que o básico:

Água - o quanto baste
Açúcar mascavo - 1 xícara cheia;
Açúcar refinado - 1 xícara rasa (acabou logo quando eu precisava);
2 caixinhas de morangos higienizados e picados;
Bebida alcoólica a gosto - ajuda na conservação da doce e deixa ainda mais saboroso. hehehe

Cachaça - 2 colheres de sopa (auxilia na conservação da calda);
Limão - usei o caldo de ½ limão galego

Gelatina de morango - 2 colheres de sopa (a calda ficou escura por conta do açúcar mascavo, então adicionei gelatina para realçar a cor);

Deixei a água e o açúcar no fogo para desmancharem os torrões e começara formar a calda e juntei a gelatina, o caldo do limão e os morangos, pois os queria desmanchados.

Deixei cozinhar até eu achar que estava bom, desliguei o fogo, juntei a marvada (porque eu já tinha, de uma conserva de pimentas que fiz anteriormente) e guardei a calda num pote fechado, na geladeira. Acabei deixando macerar por 1 dia antes de usar.

A gelatina não interferiu na consistência, só marcou a cor e o sabor, mas só a usei por causa do açúcar mascavo. Se tivesse usado só o açúcar refinado ela teria sido dispensada.

Ficou ótima! Saborosa, não enjoativa e com bastante caldo, como eu gosto, excelente para degustar com bolos, como podem ver numa foto da postagem anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário