sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sorvete caseiro de goiaba

Falso sorvete ou wannabe sorvete. rsrsrs

Goiabas sobrando no quintal, calor escaldante... catei as do chão e tirei mais algumas da goiabeira e me perguntei, ao ver a sacola já pesada de goiabas maduras, "o que vou fazer com tudo isso? Ranoi não come nem bebe goiabas, só eu...".

Ao ver o meu avô (meu velhinho já está com 84 anos de idade e com a mente maravilhosamente lúcida!!) eu repeti a pergunta, em voz alta o suficiente para que ele ouvisse, quando ele respondeu claramente "sorvete! mas bata as goiabas com leite, leite condensado e creme de leite, tudo bem batido, para ficar cremoso.". E ele ainda completou "eu fazia sempre aqui em casa, quando tinha saco pra isso; e você ainda vai comer muito sorvete nesse calor por causa do seu estado". Quase o peguei no colo!!! Meu avô é um fofo!!
Meu velho tinha a solução! Eu peguei a sacola pesada de frutas perfumadas e as higienizei, como sempre faço, pois não tenho o hábito de descascar frutas que podem e devem ser consumidas com casca, e isso inclui as frutas do quintal, uma vez que não usamos pesticidas ou adubos químicos.

Foi fácil.

1 - Liquidifiquei quase duas dúzias de goiabas pequenas (só retirei as  cascas com ferrugens e as partes do cabo e das pétalas vestigiais) com dois copos de leite;
2 - Coei o creme espesso, para retirar as sementes - haja paciência nessa hora, hein!
3 - Adicionei 1 caixa de leite condensado (395g) e duas caixinhas de creme de leite (400g) e voltei a bater tudo no liquidificador, que quase pediu socorro.
4 - Acrescentei 1 envelope de gelatina vermelha sem sabor preparado conforme as instruções da embalagem - mas é  dispensável.
5 - Deixei gelar e depois de umas horas, bati novamente, mas com a batedeira.

O sorvete ficou gostoso! Não ficou enjoativo, nem com cara de "goiabada diluída", como geralmente são os produtos prontos sabor goiaba (rsrsrs).  A casca ajudou, deixando sabor refrescante e com cara de sorvete de goiabas do quintal. 

Fotos? O celular descarregou, então fico devendo.

Obrigada, vô! Já tô chegando aí com uma porção caprichada pra você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário