domingo, 20 de fevereiro de 2011

O que dizem...

"A aprendizagem é um tesouro que segue seu dono em qualquer lugar."

"O homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute."
Sabedoria oriental


Não sou detentora da inteligência ou da sabedoria suprema, entretanto, faço o possível para me distanciar cada vez mais do charco da ignorância.

Tento não responder às pessoas para não passar por grossa, mas puxa vida, essa gente também não facilita o meu lado! E preciso desabafar de vez em quando, para não explodir com tanta preciosidade.
Ainda fico espantada com a falta de sabedoria das pessoas. Se conselho fosse bom, valeria dinheiro!

Quem nunca ouviu um pitaco sem tê-lo solicitado?
Quem nunca ouviu um conselho do tipo "canjica melhora e aumenta a quantidade de leite do peito"? A única coisa que a canjica ajuda a fazer, de fato, é engordar! E quando etá bem temperada com leite condensado e amendoim, engorda fácil, fácil...
Quem nunca ouviu uma estupidez do tipo "coloque pasta de dentes sobre a queimadura, para sarar mais rápido"? Putz grilo... isso, sinceramente, é burrice, porque herrar é umano, permanecer no erro, é burrice. Desculpe-me, mas as pessoas que fazem questão de desprezar o conhecimento e insistir no erro é um idiota diplomado!

Já ouvi coisas realmente espantosas, como "cerveja preta melhora o leite do peito". PeloamordoPai... cerveja durante a lactação?!?!?
Quem, em sã consciência, aconselharia alguém a começar a ingerir bebida alcoólica justamente na gestação ou lactação??????

Não consigo ficar em paz ao ouvir essas coisas.

Estou enjoando, ainda, e nas poucas vezes que comi em público, me vieram pessoas sem noção do ridículo para dizer coisas do tipo "esse nenê vai ficar muito gordinho" e "quem tem que engordar é o bebê, não a mãe".
Ficarei muito feliz em ter um bebê gordinho, mas quanto a outra frase, #$&*@$... como é que o bebê vai engordar se a mãe não comer algo? Alguém consegue explicar?

Eu não sou paciente, principalmente com adultos, pois agem de forma intencional, ou no mínimo,  admitindo o famoso dolo eventual. E por causa dos hormônios em ebulição, minha paciência acabou.
Se você leitor souber onde posso encontrar paciência tamanho GG, por favor, me avise.☺
Pode ser também o famoso Simancol -ou o genérico, Sitocol- em pastilhas, sabor menta. Estão em falta por aqui! rsrsrs

Outra pérola que ouvi logo no início da gravidez: dê leite de vaca e complemento ao bebê, porque aquela água (colostro) que sai antes e após o parto não é nada.
Nesta, o meu marido estava ao meu lado e apertou minha mão ao ouvirmos essa maravilhosa demonstração da santa ignorância. Depois que a pessoa se retirou, ele me perguntou se eu faria isso. Logicamente que não, Fafa! Não sou um gênio da astrofísica, mas não sou ignorante a esse ponto, marido.

Ah, sim, não posso esquecer que já me disseram para dar leite de soja ou de cabra ao bebê para poupar meus seios do sofrimento da amamentação.

Alguns conselhos até seriam úteis se as pessoas não teimassem.
- Use óleo de amêndoas na barriga e nos seios!
- Minha pele está muito oleosa, então vou deixar os hidratantes para quando acabar o verão e a pele secar um pouco. Estou com espinhas até na lombar!
- Mas você tem que começar a-go-ra, senão vai ficar cheia de estrias!
- Eu já tenho estrias e espaço sobrando -atualmente ocupados gorduras mal localizadas- na barriga; então posso esperar um pouco.
- Esperar? Cê tá louca?
- Ainda não, mas posso ficar. ¬¬

Pessoas queridas do meu Brasil varonil, por favor, só dêem conselhos verídicos e úteis, eu imploro!

Uma amiga disse, quando sua filha nasceu, que algumas pessoas chegavam a puxar a cabeça da criança, durante o processo de amamentação só para dizer "você não tem bico!", atrapalhando a alimentação do bebê. Vê se pode, uma coisa dessas?

Sim, alguns médicos também colaboram para a cota de absurdos, eu sei, mas a quantidade de absurdos que ouço de pessoas comuns é bem maior que as que ouço nos consultórios.

Eu gostaria de ter o meu bebê através de parto normal, mas isso depende de uma sério de fatores que não posso alterar, tais como a minha pressão estar sob controle, as gorduras no sangue (que me assustam muito), meu peso, o histórico de problemas cardíacos e infarto na família... 
Os comentários eram ainda piores "você vai se rasgar de cima a baixo!" ou "vai ficar com a vagina extremamente larga e seu marido vai te deixar!!"... CÉUS!!!!
Aí eu apelei para a grosseria: "e de quem é a b...a em questão, minha ou sua?". Sim, sou bastante grosseira quando quero ou preciso. Depois contei o ocorrido ao meu marido, que riu horrores, enquanto eu ainda tentava me acalmar. Fico irritada com essas coisas!

Acho impressionante o tanto de gente que não sabe sequer do que está falando, mas que faz questão de se impor como profissional do assunto.

Todo mundo tem A Solução para o sobrepeso alheio, o cabelo pixaim alheio, o desemprego alheio, a queimadura alheia, para a falta de apetite sexual do marido alheio, até para o casamento alheio.
Por que então não resolvem seus próprios problemas? Por que esses pitaqueiros não conseguiram salvar o próprio casamento? Por que não cuidam do próprio cabelo? Por quê?

Quando meu marido ainda estava em processo de recuperação, após a cirurgia na patela, uma mulher  desconhecida nos parou na rua para perguntar o porquê dele estar mancando e com muleta. Respondemos que ele havia passado por cirurgia do joelho por ter quebrado um osso desta articulação.
A mulher ignorou por completo o que dissemos e nos receitou uma  espécie de simpatia, que consistia em massagear o local com algumas ervas para desinchar o joelho e sarar a artrose (!!!).  Tinha mais coisa, mas parei de ouvir ali. Rafael ainda tentou explicar emendou "artrose? eu que-brei o joelho!", mas apertei sua mão de forma discreta e ele entendeu o recado.
Ela ainda foi embora com ar de satisfação, por ter ajudado alguém necessitado, enquanto meu marido e eu ainda ficamos parados por um tempo, para nos recuperar do choque...

Não tenho intenção de afastar de mim as pessoas que têm experiências para compartilhar. Não é isso. Eu só não gosto desses palpites / pitacos infundados e mal dados, principalmente quando nem conheço a pessoa.

Essa é sensacional e encerrará o texto-desabafo-crítica-em-tom-de-piada.
"Muitas grávidas têm período nos primeiros meses de gravidez, logo, se mantiverem relações sexuais podem engravidar mesmo já estando grávidas. Primeiro nasce um e dois ou três meses depois nasce o outro." 
Não é fantástico?



“Viver é como andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio é preciso continuar se movendo.” 
Albert Einstein

3 comentários:

  1. hahahahaha calma, minha querida, porque depois que o bebê nascer ainda vai piorar um pouquinho mais hahahaha eu também ouvi muitas barbaridades ao longo das minhas 3 gestações e partos... mas também reconheço que ouvi alguns conselhos bem úteis e práticos, então o negócio é ativar um mega filtro nos nossos ouvidos e reter só o que presta rsrsrsrs de resto, ignore, nem perca tempo tentando retrucar... e se eu puder ajudar, do alto da minha "vasta" experiência com o trio, tô por aqui, ok? Bjs

    ResponderExcluir
  2. E haja filtro, Liliane, porque as pérolas não param por aí, infelizmente. rsrsrs
    Obrigada, bjs ☺

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!!!!!!!!!!!

    Infelizmente (ou felizmente?!) sou como vc no que diz respeito a paciência affaffaff, mas temos que aprender a lidar com certas coisas que vem até nós.
    Tb escutei muita coisa, mas sabe o que eu dizia?! PODE FICAR CALMO QUE ISSO NÃO VAI ACONTECER COMIGO...
    Mantenha sempre seu pensamento positivo e não se deixe levar pelos conselhos inúteis, pelo contrário, use eles como ALERTA de que "COM CERTEZA NÃO FARIA ISSO" rsrsrsrs
    No que precisar estou por aqui tb, cada bebê tem o seu jeitinho especial e com isso podemos contribuir para o bem das mamães e dos bbzinhos.
    Muitos bjinhos em vc e em especial no nosso bbzinho.

    ResponderExcluir