sábado, 11 de setembro de 2010

Torta de legumes da madrugada



Por que da madrugada? Porque eu queria comer torta, e  fui pra cozinha fazê-la já depois da 1h da manhã.

Não, não dava pra esperar até a manhã seguinte. Ora bolas, eu tava com gula voraz e obesa! vontade de comer algo saboroso, além de tremendamente ansiosa por causa da terceira viagem da minha irmã à Suíça.
Passei boa parte da noite e madrugada acompanhando o vôo dela pela internet, e neste exato momento, são mais ou menos 02:35h AM e eu ainda estou "chocando" as informações do vôo enquanto digito este texto... Só pra constar: Segundo o site que monitora e mostra em tempo real as informações do vôo, ela já estava sobrevoando a Espanha, o que me deixou mais tranquila, então eu decidi terminar a postagem e finalmente ir dormir.
Mas vamos ao que interessa: a torta!
Porque ansiedade e ócio dá fome, ué! rsrsrsrs

E além de estar com fome, eu não queria comer pão, eu queria algo mais saboroso e com legume; abobrinha, mais especificamente.

Minha inspiração foi uma receita chamada Abobrinha de Rico da comunidade Culinária - Receitas do orkut. Eu estava apreciando a foto do tópico, babando feito cachorro em frente àquela máquina da padaria, de assar frangos, sabem? Pois é, então fui pra cozinha, saciar minha gula da madrugada?  vontade de comer algo saboroso, nutritivo e com abobrinha. Tem gosto pra tudo, né? rsrs

E a minha versão saiu bem diferente, visto que é um híbrido da receita da cmm e um bolo de abobrinhas de um caderno antigo da minha mãe.

Misturei bem
1 ovo,
½  copo de leite, ou um pouco mais,
3 colheres de sopa de farinha de trigo,
2 colheres de amido de milho,
1 colher de sopa de fermento químico em pó,
2 colheres de sopa -cheias, no capricho- de margarina ou manteiga,
sal, pimenta do reino, orégano seco e queijo ralado a gosto.

Adicionei
1 abobrinha média crua higienizada picada,
1 cenoura pequena lavada picada,
½  cebola picada

Como toque pessoal, adicionei também
1 colher de sopa de cachaça, para deixar a massa sequinha, com certa crocância,
1 colher de sopa de gergelim torrado, que dá um gostinho maravilhoso ao prato.

Depois de tudo bem agregado, é só levar para assar em pirex de vidro, sem untar (por causa da manteiga/margarina da massa) em forno já aquecido, por 20 ou 30 minutos e degustar.

Como não sou boba nem nada, já comi uma porção nada humilde assim que a torta ficou pronta. Posso dizer que a torta ficou macia e extremamente saborosa. E sem falsas modéstias! Eu gosto de comida termperada, então o orégano mais a pimenta junto com o gergelim me levaram à loucura.

O gergelim fez muita diferença! A massa ficou com um "Q" oriental, maravilhoso, e a cachaça deixou a massa crocante por fora e macia por dentro. Mas sem o gosto da mesma, por favor.

A foto? Ah, essa vai esperar a manhã seguinte, porque o celular já está descarregando e a claridade do dia é muito melhor para fotos do que as lâmpadas fluorescentes da casa, que não favorecem em nada a minha boa vontade em fotografar o prato...


P.S.: Como estou usando um netbook, não consigo usar os códigos ASCII (ou, apenas "alt + número")  por causa da configuração do mesmo.

Prometo postar foto da torta e corrigir o texto durante o dia, assim que possível.

Aqui estão as fotos sem vergonha e de celular, que não fazem jus ao sabor:
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário