sábado, 4 de setembro de 2010

Marido de perna quebrada.


Pois é, povo. Parece ironia do destino, mas poucos minutos após publicar o texto anterior sobre as minhas dietas frustradas pelo meu marido, recebo a notícia de que ele havia sofrido um "leve acidente", caindo de uma escada, mas que estava bem.

Fomos nós à emergência de um hospital credenciado ao plano de saúde da empresa onde ele trabalha, pois foi uma queda de alguns metros de altura, e ... melhor começar do começo, né?

Meu digníssimo caiu do alto de uma escada de madeira de mais ou menos 3m, dessas de obras, tentando mexer numa cortina para fazer as últimas arrumações para as apresentações do seu grupo de teatro, quando a escada escorregou no chão liso da igreja e 'cabum!', lá estava ele de joelhos e braços no chão.

O problema é que o joelho esquerdo caiu sobe um dos degraus da escada, que são arredondados, e esse joelho esquerdo está quebrado. Sim, nobre colega, que-bra-do, portanto, e por enquanto, engessado.

Lá fomos nós à emergência do hospital, onde fomos atendidos em alguns minutos pelo ortopedista e traumatologista de plantão, que logo de cara disse que o inchaço do joelho não era nada bom, e solicitou um maqueiro para levar meu marido à sala de raios-x numa cadeira de rodas enquanto eu cuidava da papelada.

Logo após, o resultado do exame de raio-x apareceu na tela do PC do ortopedista, que confirmou sua "ligeira impressão" inical de que o joelho com inchaço disforme apresentava algo grave, e aí foi a minha vez de fazer "hhhhmmmm...", pois a imagem mostrava claramente um osso quebrado ao meio. 
Sem exageros,  sua patela esquerda estava quebrada ao meio, em duas! E como os tendões acima e abaixo dela estavam puxando cada uma das metades  para o seu lado, ele não conseguiria dobrar a perna tão cedo e não antes de uma cirurgia.

Dúvidas sobre a patela? Você pode ler mais sobre ela aqui. Mas aqui, nesta apostila mais completa, você pode obter mais informações.

Procurei imagens ao menos parecidas com a real, na net, mas não encontrei nenhuma que chegasse perto do ocorrido.


eis uma ilustração de uma patela



Agora eu pergunto: como é que meu marido conseguiu quebrar um osso que mede, aproximadamente, 5cm de diâmetro?!?!?!?
A resposta é meio simples para quem nos conhece, pois ele é casado com a mulher que conseguiu  "perder" a unha dos dois dedões dos pés ao mesmo tempo, apenas usando sapato apertado e quebrar a porta de vidro do box blindex do banheiro, que mede media mais de 1cm de espessura.


Sinceramente, tenho que agradecer a Deus pelo bom humor do meu preto, que não foi avariado. 
Ontem mesmo, saindo do hospital, ele veio rindo e me fazendo rir,  recusando meus ombros como apoios e dizendo que o robocop não precisava de ajuda para andar, enquanto caminhava devagar e com ares robóticos...

Resultado do exame de raio-x feito no dia do ocorrido, mostra a patela partida em duas, 03/09/10:

Perna semi-engessada (o gesso está apenas na parte posterior da perna) e com a perna ainda inchada, dia 09/09/10:


Em breve, espero eu, fotos e postagens sobre a cirurgia e a recuperação do meu preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário