sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pão! Ou quase broa de milho.


Comida? De novo? Pô, meu marido e eu gostamos muito, mas muito mesmo de um pãozinho caseiro... fazer o quê? #FatFeelings rsrsrsrs

Mas dessa vez, o fiz porque o pão de padaria está acabando; só temos duas unidades do que chamamos de pão francês, que também é conhecido como "cacetinho", em alguns lugares. E o que isto tem a ver com o texto? Nada.

Tenho horror a acordar cedo, principalmente se for apenas para ir à padaria, prefiro mil vezes meter a mão na massa. E já que meu digníssimo também gosta das minhas aberrações massudas aventuras panificantes, então lá vou eu pra cozinha acomodar o umbigo na pia (nossa! tô inispirada, né? rsrsrs) pra sovar mais uns pãezinhos, que chamei carinhosamente de wanna be broa de milho, ou, simplesmente, falsa-quase-broa-de-milho.

Fiz uma massa simples e sem ovos:
1 copo de fubá;
3 copos de farinha de trigo - mais ou menos;
2 envelopes de fermento para pão - 20g;
1 copo de água morna - mais ou menos;
2 colheres de sopa de açúcar - rasas;
1 colher de sopa de banha de porco;
1 colher de sopa de margarina ou manteiga ;
sal a gosto

Misturei a farinha, o fubá, o açúcar e  o fermento numa vasilha;
Enquanto isso, aqueci a água numa panela e deixei a margarina e a banha derreterem um pouco ali, pra facilitar a sova;
Derramei a água mais as gorduras na vasilha, comecei a misturar e então somei um pouco de sal à massa.
Como eu não consigo seguir receitas ao pé da letra, adicionei sementes de linhaça crua (duas colheres de sopa) à massa e continuei a sová-la;
A massa deve ficar macia e elástica, gostosa de trabalhar, e não deve grudar nas mãos!!
Deixei a massa crescer até dobrar de volume;
Sovei novamente, muito bem sovada, só pra acordar a "turma da levedura", modelei, (palitos e broinhas) acomodei tudo em assadeira untada e deixei crescer novamente, assei e... degustasmos alegremente com mortadela fatiada bem fininha. Comprada na padaria, lógico! hihihihi


É pena que as fotos não fizeram jus à aparência real dos pães. Mas estavam bastante saborosos, e com um "Q" de broa de fubá (repetitiva mode on).

P.S.: Usei copo de requeijão para as medidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário