domingo, 21 de novembro de 2010

Cheesecake de Ricota

Sim, eu fiz! \o/

Li umas receitas no orkut há alguns dias e fiquei na gastura de comer um pedaço,... cheguei a sonhar com a bendita!!! Então coletei algumas receitas e escolhi uma de ricota, pois o cream cheese está muito caro, o que me fez pensar duas vezes, já que algumas receitas pediam 500g do produto e eu levaria um tempo absurdo para fazer uma torta que seria devorada em minutos.

Não, gente, eu não comi a torta sozinha, dividi com a minha família! rsrsrs
Embora tenha tido vontade de guardá-la só pra mim, confesso, mas fui forte o suficiente para dividir a delícia com os meus queridos agregados, que estão comigo em todos os momentos.

Fiz a seguinte receita, mas com as algumas adaptações:

Cheesecake de ricota

Massa:
- 1 pct biscoito de maizena (200g) moído e peneirada *
- ½ tablete de manteiga sem sal derretida (100g) - usei 3 cs cheias de margarina com sal mesmo
* processei também cerca de 300gr de sucrilhos (daquele comum, com açúcar) pois só o biscoito daria pouca massa para o tantão de recheio.

Recheio:
- 1 xícara de leite quente (250 ml)
- 3 colheres de sopa de manteiga sem sal (60g) - usei margarina e com sal mesmo
- 300g de ricota
- 1 lata ou caixa de leite condensado (395g)
- 3 ovos

Cobertura:
- 200g de goiabada - usei geléia de uva, um sachê de 230g
- ½ xícara de água filtrada

Preparo:
1º - Misture o biscoito triturado e peneirado, com a manteiga para formar uma farofa.
Modele a crosta da cheesecake apertando a farofa em uma forma untada no fundo e nas laterais.
O fundo da forma tem que ser removível. Eu apenas cobri a fôrma com papel alumínio e segui adiante com a receita.

2º - Ferva o leite com a manteiga. Num liqüidificador, bata a ricota (picada/esfarelada) e vá adicionando o leite fervente para desfazê-la completamente. Acrescente o leite condensado e os ovos e volte a bater. Acrescentei uma colher de sopa de amido de milho, com medo do recheio não ficar no ponto.
Despeje sobre a crosta já fria.

3º - Leve ao forno à uma temperatura baixa para assar lentamente. Uns 30 ou 40 minutos (depende do seu forno), mais ou menos.

4º - Ao retirar do forno, derreta a goiabada com a água e cubra o cheesecake. Diluí a geléia de uva com a água e aqueci, para deixá-la mais líquida, naquele ponto torturante de escorrer pelas beiradas da fatia cortada...

Deliciosa!!
A cheesecake estava deliciosa...
...mas as fotos de celular nunca ficam boas.

2 comentários:

  1. Aaaaaiiiiiiiiii!!!!!!!!!!! Eu aqui, me segurando para não fazer docinho algum e você me aparece com essa tortura???! Amo ricota, amo goiabada ou geléia de uva. Tudo!
    Adelaide

    ResponderExcluir
  2. Ficou deliciosa, Adê!
    Já recebi pedidos da família para fazer outra(s) pro final de ano! rsrsrs
    Mas a próxima terá menos casquinha e uma deliciosa cobertura de damasco. Sou má!... rsrsrs

    ResponderExcluir